Associativismo Juvenil

 

São mais de 1500 as associações juvenis em Portugal que dão, quotidianamente, resposta às mais diversas necessidades sociais, de forma cada vez mais organizada, articulando um amplo movimento baseado numa aposta livre, interessada e solidária. Genericamente elas contribuem para melhorar a qualidade de vida das comunidades e caracterizam-se por serem entidades abertas, dispostas a acolher qualquer jovem interessado nos seus objetivos e nas suas iniciativas.

As associações juvenis são um importante fator de desenvolvimento pessoal, mas também um imprescindível motor de desenvolvimento social. São, por um lado, escolas de cidadania, espaços de participação, de trabalho em equipa e de aprendizagem contínua. Por outro, contribuem para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, defendendo os interesses dos/as jovens, especialmente aqueles em situação de desvantagem social, colaborando na resolução de necessidades sociais concretas e gerando, com originalidade, novas propostas alternativas de melhoria das comunidades.

As associações juvenis trabalham na prossecução de fins sociais fundamentais tão diversos e abrangentes como: a defesa do meio ambiente; a inserção social de jovens e coletivos em situação de exclusão; a prevenção da marginalidade; a defesa dos direitos humanos; o desenvolvimento das comunidades na promoção da cultura, do desporto e da educação, entre muitas outras. Nestes domínios têm uma ação determinante incidindo direta e instantaneamente nos problemas, fazendo de alavanca na busca de soluções, criando estrutura social e dando cobertura a ideias e movimentos transformadores.

Os valores que as associações juvenis promovem – como a justiça, solidariedade, entrega, responsabilidade, cooperação, consciência social, tolerância e respeito  – são valores irrenunciáveis para o bem estar da sociedade. Ao darem protagonismo público aos jovens e potenciando a sua participação efetiva, as associações juvenis contribuem para garantir os seus direitos de cidadania, reforçando a componente democrática da sociedade e uma visão plena do exercício dos direitos e deveres dos/as cidadãos/as.

Fnaj
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais