Mensagem da Direcção

 
(Júlio Oliveira - Presidente da FNAJ)

 

JUVENTUDE EM CONTÍNUO DESAFIO!

A história recente de Portugal e do mundo pauta-se de transcendentes mudanças no plano económico com real e, muitas vezes, penoso impacto na maioria da população, em particular junto dos jovens. Vivemos um "momento chave" para desafiar os responsáveis públicos e políticos a repensar e redefinir o papel do Estado e da Sociedade como um todo.

Emerge, assim, uma oportunidade singular para afirmar em tónica ampla e sonora as virtuosidades do Associativismo Juvenil.

Apostar nos jovens e nas suas associações resulta num efeito multiplicador com retorno positivo para a sociedade: não só sob a forma de concretizações de inquestionável ressonância e utilidade para as comunidades em áreas como o apoio social, ambiente, cultura, promoção do património, defesa dos direitos humanos, entre outras, mas também pela mais valia educativa na sua componente não-formal, capacitando os jovens para o exercício de uma cidadania mais consciente e interventiva.

Assim é assumido o desafio da FNAJ em contribuir para uma imagem e promoção, de facto, de um movimento associativo juvenil português vibrante, engenho vital para o desenvolvimento do país. Consciente da responsabilidade e da esfera de oportunidades que esta expressão do associativismo assume, a FNAJ pugnará por se (continuar a) assumir como parceira estratégica séria, crítica e atenta na relação com o Estado. A sua voz será interventiva e reivindicativa no sentido de maximamente se rentabilizarem os recursos públicos que interessam aos jovens, com foco particular naqueles que directamente dependem da tutela da juventude.

Hoje, mais do que nunca, a Portugal exige-se uma efectiva emancipação dos seus cidadãos. Surge aqui o palco associativo juvenil não só como instrumento oportuno para esse fim, mas, mais ainda, como profunda necessidade enquanto espaço para as Novas Gerações aguçarem a criatividade, o espírito empreendedor e experimentarem, na primeira pessoa, os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade.

 

Estes são desafios da FNAJ! Desafios comuns a todos nós, jovens dirigentes associativos.

 

Júlio Oliveira
Presidente da Direcção da FNAJ

 
     
 
 
ApoioIPDJ
 
     FNAJ 2011 © Todos os direitos reservados.